DEP: DINÂMICA ENERGÉTICA DO PSIQUISMO
DESPERTANDO A ALEGRIA DE VIVER EM PLENITUDE DO SEU DIA A DIA
O que é
É um percurso iniciático que está aberto para todos aqueles que se interessam na expansão da consciência e, com isto, transformar suas ações e seu modo de estar na vida, seja pessoal, seja profissional, buscando reconhecer e conhecer novas potencialidades inerentes em si.
O Percurso DEP estimula a prática da percepção e consciência de todas as dimensões presentes no ser humano: a física, a emocional, a psíquica, a social, a ambiental e a espiritual. A partir desta percepção, a pessoa pode despertar os diferentes níveis de consciência e entrar em contato com as energias e memórias corporais, mentais, emocionais, sociais, ambientais e espirituais de sua história pessoal e familiar.
A Dinâmica Energética do Psiquismo é uma escola iniciática vivencial de desenvolvimento pessoal e abordagem transpessoal, fundamentada na psicologia e em terapias orientais, idealizada por Aidda Pustilnik e Theda Basso em 1993, com atuação em várias regiões do Brasil.
Proposta
O objetivo é trazer a visão multidimensional presente em cada indivíduo por meio de uma caminhada de desenvolvimento pessoal, estimulando a prática da percepção e consciência de todas as dimensões presentes no ser humano: a física, a emocional, a psíquica, a social e a espiritual.
A partir de uma metodologia teórica e prática próprias, a DEP traz à tona a percepção do fluxo da energia vital que revela quem verdadeiramente somos e o nosso potencial de expressão da vida.
Com o foco na ampliação da consciência, tem como proposta uma forma de se posicionar no mundo e auxiliar no desenvolvimento e na educação permanente de indivíduos, grupos, instituições e comunidades, propondo um reaprender sobre si mesmo por meio da transformação e transmutação de crenças culturais, sociais e pessoais.
A DEP se fundamenta na premissa de estarmos presentes no aqui e agora para resgatar a confiança pessoal, liberar crenças arraigadas e permitir internamente viver e expressar o Amor.
Objetivos da Formação
Manter-se conectado a si mesmo, estando mais presente e consciente em tudo o que se faz. Utilizando, técnicas fundamentadas na psicologia e em terapias orientais.
O autoconhecimento é a chave para a alcançar o equilíbrio e tornar-se mais centrado, evitando a automatização das ações. A técnica, desenvolvida há 25 anos, utiliza conceitos capazes de facilitar o rompimento de comportamentos repetitivos já enraizados.
A psicóloga transpessoal Aidda Pustilnik explica que o objetivo do curso, aplicado em aulas semanais durante dois anos, é romper os padrões perpetuados ao longo da vida e que nos impedem de agir conscientemente e conforme a nossa própria essência.
“Olhamos para o ser humano de forma que possamos ver padrões repetitivos, cronificados, e que estejam bloqueando o fluxo energético e impedindo que cada um manifeste seu próprio potencial criativo. A reprodução de padrões nos leva a resultados insatisfatórios, impede-nos, muitas vezes, de demonstrar nossa verdade mais íntima”, detalha a profissional.
Segundo Aidda, o bloqueio da consciência limita as possibilidades a partir do momento em que “acreditamos ser menos do que somos e podemos menos do que realmente podemos”.
Estrutura do curso
As aulas, 70% práticas e 30% teóricas, utilizando técnicas de respiração e reconhecimento corporal, na qual são utilizadas práticas vivenciais, por meio da mobilização do corpo, de forma espontânea e natural, a fim de que possa recuperar a liberdade e alegria esquecidas da criança. São técnicas para ampliar mente e a percepção corporal.
Em seu viés teórico, a metodologia une se as visões e saberes contemporâneos da abordagem oriental e ocidental, em especial, os conhecimentos oriundos da física quântica, da biologia e da neurociência.
O objetivo, explica a terapeuta Anelise Nanneti, coordenadora da escola DEP Regional Minas, é que cada aluno conheça seu ser essencial.
A DEP não tem uma aplicação direcionada, podendo ser utilizada profissionalmente ou apenas como forma de desenvolver as potencialidades individuais. Ao final dos dois anos, porém, um certificado é concedido aos alunos que produziram uma atividade de conclusão de curso.
“Independentemente de idade ou profissão, qualquer pessoa pode fazer. É para quem deseja se conhecer melhor e expressar dons e talentos”, diz Anelise. Os resultados, segundo ela, contemplam tranquilidade, autocontrole e melhor assimilação de conflitos emocionais.
Público Alvo
Todas as pessoas interessadas em expandir sua consciência e fazer um contato profundo consigo mesmo, reconhecendo suas qualidades essenciais e expressando seus dons e talentos.
Duração
Percurso de 20 encontros, tendo a duração de 2 anos.
Missão
Visão
Valores
Valor
A definir.